28.11.06

fantastic passion!

eu aprendi assim, que o signo é arbitrário. quer dizer, o significante, o nome-da-coisa, não tem ligação real e/ou natural nenhuma com o significado, i.e., a coisa-ela-mesma. é só uma convenção pras pobres pessoas humanas não vagarem em desespero pelo caos, aquele velho disfarce de ordem etc.

mesmo estudos de filologia, etimologia e afins só conseguem chegar na primeira casca inventada, nunca num negócio metafísico que vá explicar porque 'ilha' em latim é 'insula', mesmo que afirmem sorrindo que tem a ver com 'isolar', por exemplo. uma 'ilha' vai continuar sendo aquele lugar semionírico com dois coqueiros, entende?

e aí eu queria muito escrever sobre como tenho essas paixões fantásticas por livros filmes seriados quadrinhos mas não sei se o signo é adequado no nível mais básico de todos. afinal de contas, qualquer um já sabe, a essa altura do campeonato, que eu adoro ler. é lógico, portanto, que eu tenha afeição por livros. mas juro, 'afeição', 'amor', 'tara', é tudo muito fraco e meio bambo pra explicar. não são só as histórias, com ritmos narrativos ou a semântica do texto. não é só a beleza absurda das palavras em tinta preta. não é só a capa se abrindo feito pernas muito lascivas. não é só o cheiro do papel (ah!). é qualquer coisa completamente aleatória no meio disso tudo. tipo, digamos, 'amor à primeira vista'.

[ pra todos os que já me viram vagando numa livraria feito um tarado num bordel, apalpando bundas a torto e a direita, soltando gemidinhos & trançando as pernas, bem, mil perdões pela pornografia :| ]

eu queria falar não do gostar-gostar, nossa que livro bom, leia você também. queria era dizer o gostar do tipo que te faz dar aqueles gritinhos patéticos de adolescente dos anos '80 vendo os menudos baterem na porta pra pedir uma xícara de açúcar.

enfim, sabem como é. dezembro vai chegando & eu começo a ficar meio mole com aquelas tendências pamonhas de fazer retrospectiva. e, esse ano, todas as minhas paixões foram do tipo inanimado. e superfantásticas (:

No comments: