30.4.05

de rerum vitae I

isso mesmo. ao invés de seguir meu cronograma e trabalhar, ou dormir, ou estudar, vou responder a primeira leva de perguntas.

você vai responder as perguntas?
er, é esse o plano.

qual a receita da trufa com menta?
bem, eu nunca fiz trufa com menta. o que eu faço é trufa pura ou pudim de chocolate com cobertura de menta.
a trufa é assim: eu derreto em banho maria uma barra de chocolate ao leite e meia barra de chocolate meio amargo, e misturo mais ou menos uma caixinha de creme de leite, dependendo da textura que eu quero. se você quer enrolar a trufa, é melhor por só meia caixinha, mas eu costumo comer de colher, então ponho bastante. depois que o creme está com uma cor homogênea, eu desligo o fogo e acrescento o conhaque. pode ser rum também, ou gin, mas conhaque é mais barato. a quantidade também depende do seu gosto, eu uso umas duas colheres de sopa. aí é só comer :D
o creme de menta eu faço aquecendo um pouco de creme de leite e misturando licor de menta. é importante tirar o creme de leite do fogo antes de jogar o licor, ou uma nuvem tóxica irá evaporar, podendo causar cegueira e/ou alucinações.

onde você trabalha e o que é que você faz?
eu não vou contar o lugar exato onde eu trabalho, maldito stalker!
mas dá pra dizer coisas gerais, acho. eu sou tradutora (inglês/português/francês) e esporadicamente intérprete de estrangeiros peculiares em um laboratório de análise sensorial. calma, eu também não sabia o que era quando fui fazer a entrevista. o negócio deles é assim: antes de lançar um produto (comida, cosméticos, sei lá), a empresa faz os testes de segurança (se pega fogo no sol, se faz o cabelo da pessoa cair) - que é o que uma empresa coligada à minha faz (também traduzo coisas deles, às vezes) - e testes sensoriais.
esses testes sensoriais são feitos pra avaliar a aceitação do produto. por exemplo, antes de lançar um novo shampoo, uma empresa tem duas ou três fórmulas. alguns voluntários experimentam essas fórmulas e dizem qual delas deixa o cabelo mais macio, ou mais cheiroso etc. também serve pra comida, pra ver se a versão diet de alguma coisa tem o gosto diferenciável do original, e coisas do gênero.
soa meio bobinho e fútil, eu sei, mas me intriga muito o fato de eles quantificarem sensações. porque sistematizar esse tipo de coisa é o primeiro passo pra reproduzir e controlar. é meio assustador esse tipo de poder. existem até testes que medem quanto o corpo relaxa devido ao aroma de um perfume.
enfim, eu traduzo do e para o português os relatórios dos clientes internacionais, protocolos de agências de controle, textos técnicos (de química, por exemplo), artigos da área, cartas, folders, o diabo a quatro. é divertido, e eu sempre ganho coisas que sobram dos testes.
eu também pego trabalhos de revisão e tradução, de gentes e editoras (qué pagá quanto?). e vou dar uma oficina de redação a partir da semana que vem >_<.

why we stopped writing to each other?
it was probably my fault. sometimes i leave a letter unanswered for so long (due to innumerable fake!reasons) that when i happen to look at it again, i think it's too late to write back.
perhaps this is some kind of unconscious testing of other people: if they try to write again, that's because they really want me (yes, i'm this narcisist). now, so many time has elapsed that i'm ashamed of writing to you again, and i'm waiting to get those sandman pictures done so i have something interesting to show you (i'm afraid you would reject a silly 'hello-how-are-you' message - i've been felling very silly myself, by the way).

o que você quer da vida, macbeetch?
quero ser feliz :D
tá. eu quero ser genial, todo dia. eu quero trabalhar pra uma editora legal, com tradução. quero ter tempo de escrever as minhas coisas e fazer póses-graduações interessantes. quero viajar. quero morar com o ricardo & acordar com ele (quase) todo dia & andar de madrugada pela cidade & arrombar caixas de correios & ver o cavalo bizarro & fazer filhinhos. quero que os piratas invadam a minha ilha. quero cair. quero livros, pessoas, comidas, músicas. essas coisas simples.

por que não quer??....(a-ha!)
acabar com essa merda de blogue? i love the attention, i love the attention, i love the attention :-B

casa comigo?
o que você me dá de dote? no mínimo, eu quero oropa, frança & bahia.

por que só você sabe ser assim demoniamente sexy???
é que o diabo me pegou no carro dele. por trás.
-

mais?

No comments: